top of page
Foto do escritorGuilherme F. Silvestre

Softwares em cervejarias, a nova era da gestão

software aplicativo para cervejaria controle de produção de cervejas

Uma boa gestão é imprescindível para que qualquer empresa alcance o sucesso e reflete na capacidade gerencial de todas as áreas de um negócio, impactando diretamente e por vezes sendo determinante para sua sustentabilidade financeira, tanto para uma microempresa familiar ou grandes companhias. A gestão se materializa ao pavimentar o futuro através de uma análise do passado, na prática fornece condições para decisões assertivas e atinge todos os pilares de um planejamento, especialmente em cervejarias.


Nos mais diversos níveis, a gestão pode ser otimizada através de ferramentas como o uso de softwares, os quais vem se tornando cada dia mais importantes no processamento de dados, uma vez que são aplicáveis em variadas realidades como para o simples controle patrimonial de barris quanto no fornecimento automático de relatórios gerenciais. Dentre os softwares utilizados em indústrias do setor de bebidas, estão: SAP, PROTHEUS, BEERSALES, BIERHELD e ARBRAIN, cada um com diferentes funcionalidades, módulos de aplicações, interfaces, grau de personalização e consequentemente níveis de investimentos.


Para uso em cervejarias, primeiramente faz-se necessário uma análise do objetivo empresarial, capacidade de implementação, perfil da atual gestão, assim como de recursos humanos, já que precisa de permanente inserção de dados e da análise gerencial por parte dos gestores. À vista disso, são muitos os benefícios que esses sistemas podem contribuir e tornar a gestão empresarial de fato descomplicada, sem necessariamente demandar dezenas de planilhas desconexas ou programas computacionais segregados. Além da vantagem de ter as informações salvas em nuvem e de fácil acesso, os softwares contribuem nos seguintes eixos de um negócio cervejeiro:


  1. Gestão comercial:

    1. Consolidação da carta de clientes e proteção dos dados;

    2. Relatório de vendas e do desempenho da equipe;

    3. Relatório de vendas (semanal, mensal, anual) por estilo de cerveja;

    4. Emissão de pedido e do termo de responsabilidade.

  2. Gestão financeira:

    1. Contas à pagar e contas à receber;

    2. Inventário patrimonial de barris e chopeiras, por exemplo;

    3. Planejamento de compras;

    4. Gestão de custos de matérias primas;

    5. Gestão contábil.

  3. Gestão operacional e logística:

    1. Relatório de estoque e de validade;

    2. Rastreabilidade dos insumos;

    3. Identificação padrão do patrimônio por código de barras ou QR code;

    4. Planejamento de entregas e de reservas;

  4. Gestão industrial da produção e produtividade:

    1. Relatório de produção com detalhamento do processo; - Gestão de fornecedores;

    2. Gestão de fermento e manejo da viabilidade;

    3. Registro da manutenção de equipamentos;

    4. Gestão de produto intermediário e movimentações;

    5. Gestão da capacidade produtiva;

    6. Plotagem automática de gráficos com extrato, pH e álcool.


Além desses alicerces de controle operacional e administrativo, o uso dessas ferramentas possibilitam organização documental, backup instantâneo e a geração automática de indicadores para as cervejarias que são importantes pois subsidiam a verificação da efetividade de ações como em um plano para redução de custos, por exemplo. Outros indicadores relevantes são o percentual de vendas comparadas ao período anterior, taxa de ocupação da câmara fria, perdas de processo, número de barris com mais de 90 dias em estoque, etc.


Por fim, para um olhar mais generalista da companhia, também são fornecidos relatórios simplificados como a evolução de vendas, dados de operação semanal/ mensal, o que possibilita um efetivo Programa de Controle de Produção (PCP) alinhado ao cenário externo e com as demais áreas da empresa.


Dentre os desafios encontrados para o aproveitamento no uso dos softwares, a cultura organizacional e preparo dos colaboradores são pontos chaves a serem considerados, assim como a abertura para modernização dos processos gerenciais. Por fim, o sucesso na aplicação de softwares em cervejarias depende da compreensão que as melhorias contínuas são um objetivo permanente no âmbito interno, enquanto que os fabricantes das ferramentas também têm papel fundamental no suporte técnico, na adaptação tecnológica, desenvolvimento de novas soluções para os constantes desafios enfrentados por cervejarias e para segura proteção de dados.


Gostou deste artigo e gostaria de investir na sua própria (Micro)Cervejaria? Confira o nosso e-book sobre Como Montar uma Cervejaria, e saiba tudo sobre equipamentos e setores obrigatórios pelo MAPA, registros e licenças, responsabilidade técnica, produção cigana e muito mais! Comece o seu próprio negócio cervejeiro agora mesmo clicando neste link.



86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Assine a nossa Newsletter Semanal

Obrigado por se inscrever!

e receba os nossos artigos 

bottom of page